Sacos de Ráfia – Opção Ecologicamente Viável

Muitas pessoas acreditam que usando embalagens de papel ou de tecido acabam contribuindo com o meio ambiente, mas o que muitos não sabem é que o Saco de Rafia é a opção de embalagem mais ecológica dentre elas.

Considerando todo o ciclo de vida da embalagem de ráfia (da produção até o descarte), podemos observar que, quando comparado com a embalagem de papel, a embalagem de ráfia apresenta:

  • Menor consumo de energia.
  • Consumo de água 8 vezes menor.
  • Menor emissão de CO2.

Além disso, apesar do polipropileno (matéria prima utilizada para fabricar os sacos de ráfia) não ser biodegradável, ele pode ser reutilizado.

Isso nos mostra a importância da avaliação do ciclo de vida do produto como um todo e não somente o impacto causado pela produção da matéria-prima.

Fonte: Entendendo a sacaria de Ráfia – Braskem.

A sustentabilidade de um produto aumenta quando ele pode ser reutilizado ou reciclado por mais tempo. Isso é exatamente o que observamos nos sacos de ráfia. O baixo uso de recursos durante o ciclo de vida do produto, a leveza do material, a grande capacidade de suportar carga e a possibilidade de reutilização são as principais características que tornam os sacos de ráfia a embalagem mais sustentável.

Quando pensamos em produtos ecologicamente corretos ou soluções ecologicamente corretas, temos o costume de procurar fontes naturais como algodão, juta, papel ou qualquer outra coisa. Sim, são biodegradáveis. Mas, quando olhamos para o quadro geral, podemos ver que os processos de fabricação e produção de algodão, juta ou sacolas de papel consomem muitos recursos naturais e criam poluição da água e do ar durante suas etapas de preparação. Para exemplificar isso é só observarmos que um produto de algodão de um quilo precisa de cem quilos de água apenas para tingir e colorir.

Tendo em vista todos os aspectos levantados aqui, podemos afirmar que os Sacos de Ráfia são uma opção ecologicamente correta, mais econômica e sustentável!