Construir sem destruir. Você conhece a técnica Superadobe?

História da Técnica – Superadobe

Em 1984 quando a Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA), promoveu um simpósio (Lunar Bases and Space Activies of the 12º Century) reunindo arquitetos e engenheiros para discutir a viabilidade de se construir na Lua, NADER KHALILI – arquiteto iraquiano radicado nos Estados Unidos – apresentou a técnica de construção à qual intitulou Superadobe® (já que era uma evolução dos adobes, tijolos feitos de terra, utilizados há milhares de anos) inovando pela viabilidade, tomando desnecessário o deslocamento de muito material até o espaço.

Enquanto se discutiam materiais inovadores, mais flexíveis, alternativas ao cimento, etc…, Nader Khalili apresentou sua técnica simples, que consistia nada mais do que a utilização de sacos de polipropileno trançado (ráfia) preenchidos com solo e empilhados, no caso o solo lunar.

Esse tipo de construção, além de viável por não haver deslocamento de grande quantidade de materiais até a obra, proporciona segurança, estabilidade, conforto térmico e baixíssimo impacto ambiental.

Com todos esses pontos a favor, Khalili dizia que esta técnica seria ideal para construir refúgios em países desolados por guerras ou catástrofes naturais, por se tratar de uma construção rápida, barata onde não se faz necessária mão de obra especializada.

Com o passar dos anos a técnica foi sendo aperfeiçoada, desenvolveram acabamento com reboco tradicional e incluíram o uso de arame farpado entre os sacos para segurá-los no lugar, evitando assim o deslizamento das fiadas entre si.

Uma técnica que vem sendo bem utilizada no Brasil, por ser extremamente barata e ecologicamente correta, há uma crescente procura por esses tecidos tubulares e sacos de polipropileno trançado (ráfia) na Polisacos.

Ao lado disponibilizamos um vídeo onde o “Projeto Reciclar” aplica a técnica.

Fabricamos esses sacos e tecidos de polipropileno trançado (ráfia), sob medida de acordo com sua necessidade.

Entre em contato agora mesmo pelo e-mail polisacos@polisacos.com.br ou telefone 11 5513-3890 e faça sua cotação, teremos o maior prazer em atendê-lo.